No lançamento dos personagens, criadores recebem primeira versão em pelúcia, e venda de produtos pode ser iniciada ainda nesta semana através de site oficial
Lançados na noite deste domingo dentro do Fantástico,
os mascotes dos Jogos Rio 2016 fizeram sua primeira aparição pública na
manhã desta segunda-feira. No Ginásio Experimental Olímpico Juan
Antonio Saramanch, no bairro carioca de Santa Teresa, os símbolos
olímpico e paralímpico receberam a chave da cidade e posaram ao lado de
seus criadores, Luciana Eguti e Paulo Muppet, do presidente do Comitê
Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, do presidente do Comitê Paralímpico
Brasileiro, Andrew Parsons, e do prefeito Eduardo Paes – que, de forma
bem humorada, revelou seu voto para que a dupla de mascotes seja
batizada de "Oba" e "Eba".
Não vou revelar meu voto, mas acho que é muito legal a gente dar um 'Oba' para todo mundo"
Eduardo Paes
- Sei que tinha um monte de lobby, recebi um monte de gente defendendo
macaquinho, preguiça, todo tipo de coisa. Falei que não tinha nada a ver
com isso. Acho que foram super felizes, essa mistura não é só do Rio,
mas do Brasil e a gente entende que as Olimpíadas têm que representar
isso. Sabemos que os mascotes têm que ser inspiração permanente para a
molecada. Esse lugar é simbólico, isso é legado das Olimpíadas. Essa
escola venceu o intercolegial ontem (domingo), nunca uma escola pública
tinha vencido um intercolegial. Acho que as Olimpíadas são para isso,
inspirar, estimular, não tenho dúvida que os mascotes vão ganhar a alma e
o coração dos cariocas. Não vou revelar meu voto, mas acho que é muito
legal a gente dar um "Oba" para todo mundo - disse rindo Eduardo Paes.
Vote e escolha o nome dos mascotes!
Diretora
de marca do Comitê Rio 2016, Beth Lula revelou uma operação de guerra
desde que a proposta foi apresentada ao diretor do Anima Mundi, Cesar
Coelho. Desde a procura aos organizadores do festival foram 15 meses de
sigilo, garantidos pelo controle biométrico de acesso ao
desenvolvimento, mudanças constantes de códigos, senhas e arquivos
criptografadas, com todos as partes envolvidas blindadas por contratos
de confidencialidade.
Nuzman, Paes e Parsons no lançamento dos mascotes olímpico e paralímpico (Foto: André Durão)
Um
dos papeis mais importantes, porém, coube a crianças de 6 a 12 anos.
Das 24 empresas que se candidataram ao concurso nacional para a escolha
dos mascotes, 14 apresentaram briefing criativos, e três pares de
personagens foram apresentados aos pequenos fãs, tidos como público-alvo
para o consumo da marca. De cara, uma das propostas foi recusada, e os
dois pares restantes foram levados a uma comissão julgadora com 14
membros de COI, IPC e profissionais do mercado de design. Em agosto de
2013, a Birdo Produções, empresa de São Paulo, foi escolhida vencedora.
- A
nossa busca foi de um personagem original. A gente se baseou mais no
conceito de traduzir a diversidade do Brasil, e aí trabalhar fauna e
flora, do que necessariamente ter a preocupação de ficar referenciando
ao que foi passado. Acreditamos muito nessa empatia que os personagens
trazem justamente por terem essa carga visual. E a gente já tem esse
repertório voltado para o público infantil. Para nós foi como se
tivéssemos ganhado uma medalha por saber que fizemos algo que entraria
para a história. Para qualquer artista é algo muito gratificante – disse
Luciana Eguti.
Luciana Eguti e Paulo Muppet: criadores dos mascotes posam com pelúcias dos personagens (Foto: Helena Rebello)
click aqui e vote!
fonte:http://globoesporte.globo.com
Blogger Comment
Facebook Comment