Especial a Roberto Gómez Bolaños - Chaves


Especial a Roberto Gómez Bolaños – Chaves, o eterno
O mundo foi pego de surpresa com a morte de Roberto Gómez Bolaños na última sexta-feira, 28 de novembro. Um dos maiores gênios da televisão nos as 14h30, horário do México, em casa em Cancún, por uma causa ainda confirmada.
Um dos mais bem sucedidos trabalhos de Roberto é o ‘Chaves'; Veja abaixo um especial da seriado que só no Brasil é exibido a mais de 30 anos.
Sem duvidas o seriado “Chaves” se tornou um dos mais queridos e mais famosos de todo o mundo.
Criado e protagonizado por Roberto Gómez Bolaños, a atração foi exibida originalmente no ano de 1971 a 1992, tendo como título original de “El Chavo del Ocho”, que em espanhol significa “moleque”, “menino”. Na hora de traduzir para o português, esse termo não existia, então o personagem passou a se chamar Chaves na dublagem brasileira. No Brasil, a trama se tornou sucesso a partir do ano de 1984, quando passou a ser exibido pelo SBT, onde está no ar até os dias atuais, mas não devemos deixar de lembrar, que a atração também é exibida pela emissora de TV por assinatura, Cartoon Network.
Originalmente no México, a série estreou no dia 20 de junho de 1971, onde era apenas um quadro do Programa Chespirito, que por sinal iniciou-se como uma esquete, onde Chaves apareceu junto com mais dois personagens, a Chiquinha e o Seu Madruga, que era produzido pela Televisión Indeoebduente de México, situada no canal 8 do México. O “Chaves” só se tornou seriado independente no ano de 1972, quando o canal se transformou-se na atual Televisa. O mais interessante é que cada personagem marcante foi se desenvolvendo ao longo de cada episódio, o seu madruga por exemplo, não era pai da Chiquinha. Ele morava na casa da Dona Florinda e vendia balões. O sr. Barriga não era dono da vila, era apenas zelador e Dona Florinda não usava bóbis.
O protagonista e criador da atração foi o Roberto Gómez Bolaños, que se encontra no dias atuais com mais de 83 anos e é casa do Florinda Meza, cujo deu vida a “Dona Florinda” que se encontra hoje com mais de 60 anos. Bolaños e Florinda Meza se casaram na Cidade do México no dia 19 de novembro de 2004, após mais de 25 anos de união não-oficial.
Outro personagem que marcou a trama foi o Quico, que era interpretado pelo ator Carlos Villagrán, No fim de 1978, Carlos Villagrán, que vivia Quico, decidiu sair do elenco para ser astro de seriado na Venezuela. Os últimos episódios com o personagem são os da viagem a Acapulco. No episódio “Vamos ao Cinema”, Florinda diz que Quico vai morar com uma madrinha rica. A história se tratava de uma desculpa para justificar a saída de Carlos Villagrán. A canção “Boa Noite Vizinhança”, tocada no episódio de Acapulco, é uma homenagem ao ator Carlos Villagrán, que estava deixando a série.
Famoso por dever 14 meses de aluguel, o Seu Madruga era interpretador pelo ator Don Ramón, que infelizmente partiu desta para uma melhor no ano 1988 ao ter descoberto um tumor no estomago. Em 1979,ele recebeu uma proposta para ir trabalhar no mesmo seriado de Quico. Por isso foi criado  o restaurante da Dona Florinda preenchendo os desfalques. Em 1981, entretanto, Seu Madruga retorna e fica na série até 1983.
Não devemos nos esquecer da Dona Clotiude, ou mais conhecida pelas crianças como Bruxa do 71, que quem dava vida era a atriz Angelines Fernandez, que também não se encontra mais viva, falecendo no ano de 1994 quando sofria de depressão e problemas respiratórios ocasionados pelo mal uso do cigarro. A Bruxa do 71 levou esse apelido pois a atriz, Angelines Fernandez, começou a trabalhar com Roberto Gómez Bolaños em 1971. Quando Chaves passou a ser uma série, colocaram 71 como número do apartamento para que o nome fizesse sentido. Ela era melhor amiga de María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha.
Travessa e bem divertida, Chiquinha era interpretada pela atriz María Antonieta de las Nieves, que se encontra no dias atuais com mais de 60 anos; No ano de 1974, ela esteve longe da trama com a desculpa de que estava passando uma temporada na casa de sua avó, mas o que realmente ocorreu, foi a que a atriz que interpreta a Chiquinha, a Maria Antonieta de las Nieve estava grávida, tendo que tirar licença maternidade. Desde 1995, María Antonieta de las Nieves tem os direitos sobre a personagem Chiquinha, depois que Bolaños esqueceu de renová-los por engano. O diretor, criador e roteirista não pode vender a imagem da personagem para a fabricação de bonecos ou mesmo incluí-lo no desenho animado inspirado no programa de TV. Em uma entrevista, a atriz afirmou que o pré-infarto que sofreu em 2002 se deveu em parte por essa briga judicial entre ela e Bolaños.
O ator Horácio Bolaños, que interpretava Godiñez, era irmão de Roberto Gómez Bolaños, o Chaves. Ele faleceu em 21 de novembro de 1999, vítima de um infarto.
No seriado, é contada a história de um garoto órfão e humilde, que é interpretado por Roberto Gómez Boloños. O garoto mora em uma vila, escondido em um barriu, onde a cada episódio desenvolve uma divertida aventura com os seus respectivos vizinhos, abordando críticas sociais relativas à convivência entre vizinhos, satirizando atitudes genuínas com piadas rápidas.
Recentemente fotos raras do elenco do seriado foram divulgadas na internet, vejam:
Confira algumas curiosidade sobre o seriado “Chaves”.
>> O curioso local onde nasceu o carteiro Jaiminho, Tangamandápio, realmente existe. Não se trata de uma cidade, mas sim de um vilarejo localizado na cidade de Cuernavaca, no México.
>> Na década de 90, correu um forte boato na imprensa brasileira afirmando que os atores do Chaves teriam morrido em um acidente de avião. Esse acidente jamais ocorreu.
>> Edgar Vivar, que vivia Seu Barriga, foi médico antes de ser ator.
>> Em 1978, Florinda e Roberto Bolaños começaram a namorar, depois de uma viagem que fizeram ao Chile.
>> Rubén Aguirre Fuentes, que interpretava o eterno pretendente de Florinda, o professor Girafales, está pesando cerca de 130 kg por conta de um medicamento tomado para curar um problema que tinha na perna há alguns anos.
>> A música que toca toda vez que dona Florinda e professor Girafales se encontram é ‘Tema de Tara’, trilha sonora original do filme ‘E o Vento Levou’.
Um dos episódios inesquecíveis é a viajem a Acapulco. Veja:

Outro episódio ótimo, que por sinal foi poucas vezes exibidos no Brasil é a Confusão no Cabeleireiro. Veja:
Em 2011, os atores Roberto Gómez Bolaños e Florinda Meza concederam uma entrevista exclusiva ao “Programa do Ratinho” do SBT. Relembre:
Diante a morte de Bolaños, o SBT interrompeu sua programação e colocou no ar o especial ‘Obrigado, Chaves’. Assista:

Descanse em paz Roberto Gómez Bolaños!


Share on Google Plus

Sobre Unknown

Em Breve
    Blogger Comment
    Facebook Comment