'Não sinto pressão', diz Gabriel Medina antes da final do mundial de surfe

Brasil pode fazer campeão pela primeira vez. Gabriel Medina mudou preparação para etapa que decide campeonato mundial de surfe.


Começa nesta segunda-feira a última etapa do Campeonato Mundial de Surfe. E pela primeira vez, um brasileiro, Gabriel Medina, pode conquistar o título. E vai entrar no mar como favorito.
Mundial de surfe funciona como na Fórmula 1. São várias etapas durante o ano e os surfistas vão somando pontos. O Gabriel somou mais que todo mundo até agora e está no Havaí para fazer história.
Demonstrações de talento no mar do Havaí. Quem passa não perde a chance de guardar uma recordação de Gabriel Medina nas ondas de Pipeline.
Mas as imagens têm um valor ainda maior. Mostram Gabriel Medina na intimidade da casa em que está concentrado desde o dia 22 de novembro. O Fantástico teve acesso à rotina do brasileiro. No telefone com os amigos, ligado em todas as notícias sobre ele, dedicado a um treinamento incomum e divertido ao lado do padrasto e treinador. “A gente não tem um treino intensivo, tem só uma manutenção, o treino já foi feito lá em Maresias, mas essa manutenção é importante”, conta Charles Rodrigues.
Nada de nervosismo antes da decisão do mundial. “Para mim nada mudou. É a primeira vez que está acontecendo comigo. Eu não sinto pressão nenhuma”, diz Gabriel Medina.
O surfe virou esporte profissional 38 anos atrás. O Brasil sempre teve representantes no circuito mundial, conquistou etapas, mas nunca fez um campeão. “Vários atletas chegaram perto, alguns não conseguiram, mas nós vamos criando uma história”, afirma Daniel Friedman, vencedor da etapa brasileira de 1977.
A chance surge agora com um menino prodígio, campeão mundial juvenil e júnior. Classificado para a divisão de elite do surfe com apenas 17 anos. Aos 20, ele está ainda melhor. Conquistou três etapas neste ano. Já são cinco na carreira, mais do que qualquer brasileiro em todos os tempos.
A última etapa disputada foi no fim de outubro em Portugal. Era a primeira chance de Gabriel garantir o título. Ele mal conseguia andar pela areia. Mas ainda não foi daquela vez. Na volta para casa, a praia de Maresias, no litoral de São Paulo, nada de cobranças. Gabriel Medina recebeu muito carinho.
“É Medina, jovem do litoral. De Maresias para o surfe mundial. Talento e ousadia nas ondas do campeão. É Gabriel Medina, orgulho de uma nação”, canta MC Lesk.
Às vezes, as demonstrações de afeto passavam um pouquinho do limite. “Medina, eu te amo!”, grita uma garota em cima do muro da casa do surfista. Reações provocadas por um jovem boa pinta e bom moço.
“O Gabriel tem uma certa submissão e obediência e ele sabe que lá na nossa casa a autoridade sou eu e o Charles”, conta a mãe Simone Medina.

Fonte:globo.com
Share on Google Plus

Sobre EU LI AQUI

Em Breve
    Blogger Comment
    Facebook Comment